Síndrome de Tourette
- Dra.Juceli
- 13 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Caracterizada por tiques incontroláveis a Síndrome de Tourete faz parte dos transtornos neurológicos, está associada a questões emocionais provenientes de dificuldades na vida familiar e escolar e até desempenho profissional, apresentando uma estima rebaixada.

Apresenta movimentos motores repetitivos, como por exemplo piscar o olho, mover a cabeça, gritos, tosse seca, usar diferentes tons de voz, fazer caretas, dentre outros. É considerada grave quando acometem movimentos motores e vocais combinados. Essa síndrome pode ser definida por:
Aparece na infância ou adolescência
Tiques simples no início, múltiplos e complexos sucessivamente
Ecolalia
Hiperatividade motora
Sintomas obsessivo-compulsivo
Dificuldades comportamentais (Impulsividade e Desatenção)

A síndrome apresenta maior comprometimento em meninos. Estudos apontam que hormônios andrógenos atuam no período pré-natal quando o cérebro está em processo de desenvolvimento. Geralmente é observada mais fortemente na escola, pois os tiques são evidenciados.
A psicoterapia pode auxiliar no alívio dos sintomas, porém, ela acompanhará o individuo durante toda a vida, com o tratamento o paciente conseguirá administrar melhor os tiques, aliviando os sintomas.
É importante falar sobre o tema de forma aberta para que as pessoas consigam compreender tais comportamentos, evitando piadas e brincadeiras indevidas pelos demais. É importante salientar que a síndrome não está atrelada à falta de inteligência e perspectiva de vida.
Indico o filme: “ O primeiro da classe” para entender mais sobre o assunto.

Quer saber mais sobre o assunto, entre em contato para agendarmos uma conversa.
Juceli S.S.Gomes Psicóloga Clínica
Comentaris