top of page

Transtorno Explosivo Intermitente

  • Dra.Juceli
  • 13 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Você possivelmente já se deparou alguma vez na vida com aquela pessoa conhecida como “pavio curto”, que por qualquer motivo explode e coitado de quem estiver por perto!

E o que fazer se você for essa pessoa?

Indivíduos com essa atitude pode ter um transtorno e nem se dá conta disso.

Algumas vezes somos acometidos por raiva e nervosismo e diante dessas situações agimos sem pensar, mas tudo no momento, devido uma consequência da situação, porém retomamos a consciência e somos capazes de pensar no ato, nos damos conta de como agimos e o quanto foi prejudicial a quem estava conosco, não voltamos a fazê-lo.

Agressão excessiva, falta de controle, tolerância zero, não conseguem se segurar, briguentos, explodem por nada, quebram coisas dentro de casa, criam tumultos, destroem patrimônios públicos...? tudo em descontrole?

Isso pode ser TEI (transtorno explosivo intermitente), um quadro psiquiátrico que podem ter causas biológicas ou físicas.

Essas pessoas precisam de ajuda e muitas vezes não aceitam, porque acreditam que com esse comportamento podem consertar situações erradas no mundo, se olharmos por esse ponto de vista, podemos analisar que estão corretos. Contudo precisam regular a forma de agir, pois os conteúdos estão na maioria das vezes acertados.

Essas pessoas são tensas, vivem em constante estado de alerta e algumas vezes se isolam porque não conseguem controlar seus impulsos, sofrem por sinal.

Há profissões que podem colaborar para tais comportamentos e por outro lado, estudos apontam que lares complicados podem afetar psicologicamente o sujeito, contribuindo para atitudes como essas.

São bastante favorecidos com a terapia, pois passam por uma psicoeducação, percebem ganhos e perdas, por sinal avaliam os efeitos de seus atos, conseguindo administrá-los e agindo de forma correta.

Isso contribui significativamente nas relações sociais, familiares e se tornam mais tranquilos e tolerantes.

Há técnicas específicas para ajudá-los e sempre é necessária uma reavaliação em situações ameaçadoras.

Portanto é possível melhorar.

Quer saber mais sobre o assunto, entre em contato para agendarmos uma conversa.

Juceli S.S.Gomes Psicóloga Clínica

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

(11) 99202 9406

(11) 96156 9406

 

Rua Jamil João Zarif, nº 439

Taboão - Guarulhos - SP

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 - AmoPsico - wwwchiata criações

bottom of page